terça-feira, 11 de outubro de 2011

CANTO DO COMPUTADOR – PRÉ



     A turma do Pré utiliza o computador todos os dias em um dos cantos de atividades diversificadas, nos quais, as crianças se dirigem conforme seus interesses no momento. No canto do computador, o qual foi denominado Infokids, as crianças se encaminham em duplas, acessando jogos, digitando letras, construindo seu próprio  nome e/ou de colegas, bem como, palavras e numerais com o auxílio do professor.
     As atividades preferidas das crianças são os softwares: casa da matemática da Mille ( noção de tamanho, formas geométricas e números e quantidades); casa do tempo e da geografia da Trudy (orientação espacial); casa de ciência do Sammy (classificação e sequência). Estas atividades são escolhidas pelas crianças com observação do professor. Em alguns momentos a atividade é escolhida pelo professor, quando planejado como ferramenta de apoio para algumas das áreas de formação.
     Todas as crianças sabem utilizar o mouse com destreza, localizam as ferramentas dos softwares e as utilizam com autonomia, como também utilizam o teclado para a escrita.
É importante que se façam combinados antes de realizar os cantos de atividades, para que se mantenha mesmo na brincadeira uma certa organização dos ambientes, bem como, cuidados com os materiais  possibilitando, desta forma, uma maior autonomia das crianças.



Nenhum comentário:

Postar um comentário